Muitas vezes, realizamos a manutenção de equipamentos somente quando eles já estão danificados ou apresentando problemas que podem ocasionar sérias situações. Isso faz com que seja necessário recorrer à um técnico especializado, porém alguns problemas podem ser evitados antes que aconteçam. Esse é o objetivo da manutenção preventiva em nobreaks.
A manutenção preventiva é aquela em que existem atividades periódicas e programadas para identificar e resolver o problema antes mesmo de sua ocorrência. Um grande exemplo da manutenção preventiva é quando você realiza a substituição da bateria do nobreak antes mesmo do produto apresentar qualquer tipo de problema.
Importância de nobreaks
Em uma empresa, qualquer imprevisto pode acarretar em problemas sérios na produção diária. Por isso, uma das formas mais eficazes de não se preocupar com imprevistos como a queda de energia, é a utilização de Nobreaks. Com um aparelho desse, você tem diversas vantagens no dia a dia de sua empresa.
Um dos principais problemas quando falamos de nobreaks é o fato das pessoas somente realizarem a instalação desse equipamento e “esquecê-lo”, não realizando o devido acompanhamento. Isso faz com que o mesmo acumule bastante poeira, o que pode agravar ainda mais a situação de um equipamento. A poeira pode prejudicar a dissipação do calor, isso porque ela pode fechar os orifícios de ventilação do nobreak, causando o superaquecimento.
Uma das partes mais importantes da manutenção preventiva em nobreaks de grande porte certamente é a bateria. Existem alguns equipamentos que utilizam baterias “seladas e livre de manutenções”, porém, é sempre importante analisar esse componente tão importante em um nobreak.
Outros problemas que podem acontecer com nobreaks de grande porte são baterias com vazamentos, capacitores danificados, placas danificadas, entre outros. Esses tipos de imprevistos podem ser evitados através de uma boa manutenção de nobreaks de grande porte.
Dicas de cuidados com nobreaks de grandes porte
Não realize a instalação de nobreaks em locais úmidos, quentes e com pouca circulação de ar. Submetido a esses ambientes, a vida útil do equipamento reduz drasticamente.
Realize sempre uma limpeza periódica no equipamento. Isso pode ser feito com uma escova macia ou até mesmo um pincel. Como ressaltamos anteriormente, a poeira pode fechar os espaços de ventilação do nobreak.
Fique sempre atento a capacidade que o eq uipamento possui e não utilize mais do que 60%.
Sempre verifique quaisquer sons diferentes que o equipamento realizar. Geralmente, esses equipamentos possuem mensagens de erro ou até mesmo beeps quando algo está errado.
Realize uma manutenção preventiva
Por mais que todas essas dicas sejam seguidas, a melhor opção sempre é contar com uma manutenção especializada para o seu nobreak. Saiba que a ACV Sistemas é a melhor opção para quem procura por manutenção preventiva de nobreaks de grande porte. Contamos com uma ótima infraestrutura e com equipamento de primeira qualidade.
Para ficar por dentro de mais dicas e novidades sobre geradores e nobreaks, confira nosso blog. Aqui você encontra tudo o que há de novo nesse setor.
Postado por Acv em 25/03/2020